domingo, 3 de agosto de 2014

AS TIC E A ESCOLA: UMA CONJUGAÇÃO DIFÍCIL


O que diferencia o papel do professor é a escola e a função das tecnologias de informação e comunicação na escola. No entanto é certo que foi difícil para estas tecnologias se aprumarem na escola. A evolução destas Tecnologias de Informações e comunicações - TICs criou questões referente ao que elas oportunizam na escola, questões como, se ajudam para atingir os objetivos educacionais, se traz novas formas de ensino e se traz diferentes maneiras de trabalho a escola. Tendo em vista que estas questões não foi o suficiente para questionar a escola, viu-se necessário a formulação de outras com objetivos mais profundos, visando saber de que modo as TICs mudaria os objetivos da escola, e as relação entre aluno e saber, aluno professor, a profissão do professor e se olhando a sociedade têm ou não a necessidade de um novo modo de ensino?

Questões estas que a escola sempre quis responder e uma das respostas é o Ensino Assistido por Computador – EAC, onde o próprio nome já diz, o aluno assiste aulas pré-estabelecidas, lê livros online e fazem resolução de respectivos exercícios. Este sistema, o EAC usa o computador de forma clara para transmitir conhecimento e em seguida testar o conhecimento do aluno e seu objetivo é transmitir agilidades.

Para a finalidade da educação este modelo de ensino usa as tecnologias de forma muito restrita, não dando oportunidade de o aluno construir por si próprio por utilizar o processo mnemônico. Visto que o professor é indispensável na sala de aula e os alunos em conjunto também desenvolve um papel fundamental na construção de conhecimento dentro da sala de aula, este ensino, o EAC, despreza tudo isso e transforma o computador no centro do ensino.

Outro ponto de vista destas tecnologias é fazer com que os alunos tenham um amplo conhecimento sobre informática, criando uma disciplina neste âmbito para desenvolver este conteúdo, a informática. Esta nova disciplina terá como base as TICs e os alunos serão testados para ver o que aprenderam sobre o que foi ensinado, criando assim uma nova disciplina ao lado das que já existem.

As TICs como ferramenta de trabalho dispõe de diversos programas para aprofundar o conhecimento do aluno. As tecnologias podem ser usadas de diversas maneiras em um ponto de vista mais importante que as anteriores produzem um melhor conhecimento para os alunos. Cada enfoque tem uma maneira de trabalhar, o EAC é mais tradicional, já a alfabetização informática é mais diversificada.

Com um simples conhecimento de informática não prova que a pessoa usa sem dificuldades, para tornar usuário destas técnicas é necessário que e saiba usar sem dificuldades e que sinta necessidade de usa-la, e olhando para a sua cultura ter em vista o que vai mudar/melhorar nela com este conhecimento.

Com os três pontos de vista, alfabetização informática, EAC, ou o se uso como ferramenta de ensino, nenhuma delas diz realmente qual é a função das TICs na educação. A ideia não é discutir sobre as TICs e sim questionar a função da escola na sociedade para inserir nela as TICs.

Esta tecnologia também potencializa muitos métodos de ensinar diversos conteúdos.

Para toda esta transformação acontecer é necessário, primeiro um acesso livre com as TICs e um ótimo comprometimento por parte dos professores, o primeiro é extremamente relevante.

Embora tudo esta sem concluir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário